» Media

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas anuncia as novas instituições ganhadoras da concessão entre o Brasil e os Estados Unidos

 

28 de Maio de 2019: WASHINGTON D.C.: A Partners of the Americas anuncia os novos ganhadores da competição Brasil-Estados Unidos do Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas, apoiado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento do Estado dos EUA.

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas é a principal iniciativa em educação do Departamento de Estado dos EUA no hemisfério ocidental. Desde seu início, em janeiro de 2014, este fundo tem sido o principal e mais confiável mecanismo de apoio a inovação que proporciona parcerias duradouras entre governo, academia e a iniciativa privada, com o objetivo de ampliar a capacidade institucional e estimular programas de mobilidade acadêmica, reforçando desta maneira, o papel transformador da educação nas sociedades, através de novas oportunidades de formação aos estudantes das Américas.

O Fundo de Inovação estimula faculdades e universidades dos EUA a criarem parcerias com instituições de ensino superior da América Latina, a fim de oferecerem novas oportunidades de intercâmbio e de formação. As parcerias do Fundo de Inovação são fundamentais para proporcionarem aos estudantes acesso a novos programas de intercâmbio e de formação, capacitando-os para o trabalho em equipe, além de proporcionar a estes alunos o desenvolvimento de habilidades técnicas fundamentais para melhor prepará-los para as atuais demandas do mercado de trabalho.  Desde março de 2019, o Fundo de Inovação outorgou 198 concessões para aproximadamente 362 equipes de instituições de ensino superior de 25 países e de 42 estados dos EUA.

Essa primeira competição no Brasil conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Brasil e do Departamento do Estado dos Estados Unidos, e outorgará cinco subvenções no valor de US$ 40.000,00 (quarenta mil dólares) cada uma, que viabilizarão cinco parcerias entre universidades e faculdades dos EUA e os institutos de inovação do SENAI, bem como outras instituições de ensino superior do Brasil. As equipes vencedoras proporcionarão aos estudantes o acesso ao intercâmbio acadêmico e a programas de capacitação, fortalecendo o trabalho em equipe em diversas áreas, tais como: tecnologias de informação e comunicação, engenharia, negócios, empreendedorismo, entre outras.

As concessões do Fundo de Inovação patrocinadas pelo SENAI e pelo Departamento do Estado dos EUA serão outorgadas as seguintes instituições:

The Catholic University of America, Washington, D.C., Estados Unidos
Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica, Manaus, Amazonas, Brasil
Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil
Instituto Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Medidores de tensão de fios de nano tubo de carbono: em busca do desenvolvimento de uma nova tecnologia de sensoriamento

Esta parceria multilateral entre a Catholic University of America, o Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Amazonas e o Instituto Federal do Amazonas resultará em um novo programa de intercâmbio bidirecional que visa treinar alunos de graduação e pós-graduação na produção, caracterização eletromecânica e metodologias de pesquisa e desenvolvimento. As instituições também planejam disseminar conhecimentos e pesquisas adquiridos e produzidos pelos alunos por meio do programa para revistas acadêmicas, apresentações de conferências e registros de patentes.

Radford University, Virginia, Estados Unidos
Instituto SENAI de Inovação para Tecnologia da Informação, Recife, Pernambuco, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Programa de intercâmbio de Ciência de Dados

Este novo programa entre a Radford University, o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologia da Informação e a Universidade Federal de Pernambuco objetiva lidar com demandas reais de parceiros industriais para representar os potenciais desafios que serão abordados pelos alunos selecionados durante os cursos nos Estados Unidos. Os estudantes brasileiros terão aulas de pós-graduação na Radford University e experiência prática trabalhando com parceiros empresariais nos EUA e no Brasil. Também visitarão Washington, D.C. e Richmond, Virgínia, para conhecer o ecossistema de start-up e aprender sobre os aceleradores de empreendedorismo locais e as incubadoras da região.

Radford University, Virginia, Estados Unidos
Instituto SENAI de Inovação para Tecnologia da Informação, Recife, Pernambuco, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

ASIS: análise e segurança de sistemas IoT

A Radford University, em colaboração com o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologia da Informação e a Universidade Federal de Pernambuco desenvolveu um novo programa para fomentar a colaboração em pesquisa estudantil na área de segurança, com foco em dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Esse programa bidirecional facilitará a compreensão de oportunidades de empreendedorismo por meio de atividades que desafiarão os alunos a desenvolver um Hack House, ou seja, uma casa inteligente e automatizada para pesquisa e experimentação usando dispositivos integrados; conduzirá uma análise segura da casa inteligente e proporá a criação de um sistema de alerta de invasão simplificado para os dispositivos integrados e oferecerá treinamento para que os alunos possam comercializar ou lançar ideias sobre a segurança de tais dispositivos para empresas no Brasil.

Stillman College, Alabama, Estados Unidos
Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, Rio de Janeiro, Brasil

Construindo criatividade e tecnologias transformativas exclusivas (INOVADORAS) na educação da nova geração por meio da diversidade e da ecoinovação

A Stillman College e o Instituto SENAI de Inovação em Química Verde desenvolveram uma parceria para a elaboração de um curso de empreendedorismo em ciência interdisciplinar para alunos de graduação, culminando em uma competição para conhecer o melhor plano de marketing que apresente uma solução promissora para o problema mundial do meio-ambiente. Utilizando sua premiada pesquisa sobre plástico biodegradável à base de celulose como modelo, as equipes aprenderão como transferir projetos cientificamente sólidos para o setor empresarial. A equipe vencedora viajará para o Brasil para interagir com os principais pesquisadores em Química Verde, onde aprenderão sobre o contexto local relacionado às questões sobre as quais já estudaram.

Universidad Ana G. Méndez – Recinto de Gurabo, Porto Rico, Estados Unidos
Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, Rio de Janeiro, Brasil

Programa de intercâmbio sobre Soluções Energéticas Inteligentes (EEXMART) entre Porto Rico e o Instituto SENAI de Inovação em Química Verde

O Programa de Intercâmbio sobre Soluções Energéticas Inteligentes (EEXMART, sigla em inglês) estabelecerá um programa de intercâmbio estudantil que visa o compartilhamento de experiências técnicas no gerenciamento de energia e tecnologias solares inteligentes. O objetivo é desenvolver um programa de intercâmbio sustentável com foco na orientação de pesquisas, melhores práticas e educação, visando aumentar o fluxo de graduados prontos para seguir uma carreira na área de energia, ao mesmo tempo em que exploram o empreendedorismo como plano de carreira. As atividades incluirão um curso sobre energia sustentável, uma experiência de pesquisa em pós-graduação no Brasil durante o verão, uma bolsa de estudos acadêmicos sobre negócios durante o verão, intercâmbio científico por meio da participação no Simpósio sobre Energia do Puerto Rico Energy Center (PREC) e por meio de visitas do PREC ao Instituto SENAI.

Saiba mais sobre as concessões para as instituições e projetos ganhadores do Fundo de Inovação em:   www.100kstrongamericas.org/category/meet-the-winners/.

######################################################

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas é uma colaboração entre os setores público e privado, o Departamento de Estado dos EUA, as Embaixadas dos EUA, a Partners of the Americas, a NAFSA e fundações que trabalham juntas a fim de estimularem parcerias entre instituições de ensino superior dos Estados Unidos e de outros países do hemisfério ocidental.

O Fundo de Inovação é o principal e mais confiável mecanismo do Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado Norte Americano, que apoia essa ampla iniciativa acadêmica,  e que estabelece novas oportunidades e parcerias, ampliando a capacidade institucional e de intercâmbio estudantil,  fortalecendo a cooperação regional entre as Américas no âmbito educacional. Desde seu início, em janeiro de 2014, o Fundo de Inovação outorgou 198 concessões para 362 equipes de universidades e faculdades em 25 países e 42 estados dos EUA. Atualmente, mais de 1800 instituições de ensino superior fazem parte desta Rede de Inovação, sendo mais de mil universidades e faculdades dos Estados Unidos.

Para mais informações, visite: www.100KStrongAmericas.org e no Twitter em #100KStrongAmericas.

A missão da Partners of the Americas é conectar pessoas e organizações além das fronteiras, paraservir e mudar vidas por meio de parcerias duradouras. Essas parcerias criam oportunidades, promovem a compreensão mútua solucionam problemas em diversas áreas.l. Inspirada no programa Alliance for Progress do presidente Kennedy, sob o, a Partners é uma organização não governamental e apartidária, fundada em 1964, com escritório internacional em Washington, D.C. Para mais informações consulte o site www.partners.net ou acesse o Twitter @partnersamerica.

Com mais de 10 mil membros ao redor do mundo, a NAFSA: Association of International Educators (Associação de Educadores Internacionais) é a maior associação sem fins lucrativos dedicada a políticas e programas que incentivem a educação internacional. Saiba mais em: www.nafsa.org e www.connectingourworld.org ou por Twitter @NAFSA e @ConnectOurWorld.

O SENAI foi fundado em 1942 como uma instituição privada sem fins lucrativos. Ele proporciona educação técnica destinada a promover inovação industrial. Sua missão está centrada em transferência tecnológica, impulsionando a inovação para promover inovação industrial. Como a maior rede de treinamento técnico privado na América Latina, o SENAI procura agregar valor aos produtos e processos das companhias e indústrias do setor privado. Atualmente, o SENAI possui 993 unidades de treinamento vocacional, 26 institutos de inovação, 58 institutos tecnológicos e 189 laboratórios de serviços tecnológicos. Em 2017, o SENAI possuía mais de 2,3 milhões de inscrições a nível nacional e seus institutos eram responsáveis por mais de 1,3 milhões testes laboratoriais e serviços. Para mais informações sobre o SENAI, visite http://www.portaldaindustria.com.br/senai/.

Contacto: Rachel Falek | rfalek@partners.net