» Media

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas anuncia as novas instituições ganhadoras de concessão

Quarto grupo de parcerias entre instituições de ensino superior ganhador de fundos da ExxonMobil Corporation  

WASHINGTON D.C.: O Departamento de Estado dos EUA e a Partners of the Americas anunciam as novas instituições ganhadoras da concessão da competição do Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas.

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas é a principal iniciativa em educação do Departamento de Estado dos EUA no hemisfério ocidental que visa alavancar a cooperação entre os setores publico e privado e governos regionais e redes de ensino superior para a expansão da mobilidade acadêmica, ampliação do intercâmbio estudantil e de programas de treinamento, fortalecendo a cooperação educacional e aumentando o desenvolvimento da força de trabalho nas Américas.

O Fundo de Inovação estimula as faculdade e universidades dos EUA a unir-se a instituições de ensino superior da América Latina a fim de criar novas oportunidades de intercâmbio e treinamento.  As parcerias do Fundo de Inovação lançam base para conectividade e fornecem aos alunos acesso a novos programas de treinamento para trabalho em equipe, conquista de habilidades técnicas e linguísticas, solução de problemas da vida real e para estarem preparados para o mercado de trabalho atual. Desde seu início em janeiro de 2014, o Fundo de Inovação concedeu 198 concessões para aproximadamente 362 equipes de instituições de ensino superior de 25 países e 42 estados dos EUA. 

As equipes ganhadoras anunciadas hoje na competição pelo Fundo de Inovação patrocinado pela ExxonMobil darão apoio a 11 novas parcerias entre 26 faculdades e universidades nos Estados Unidos com instituições de ensino superior na Guiana, México, Argentina e Brasil. Essas novas equipes dos Fundos de Inovação fornecerão acesso a programas de intercâmbio acadêmico estudantil inovadores visando trabalho em equipes e o desenvolvimento de habilidades técnicas em várias disciplinas acadêmicas, incluindo engenharia mecânica, geologia, produção, infraestrutura de água/energia, ciências da saúde aplicadas e robótica.

“A liderança e comprometimento antecipados da ExxonMobil com o Fundo de Inovação tem sido fundamentais para a expansão geral e para o impacto regional do Fundo nos último quatro anos”, afirma Kimberly Breier, Secretária Adjunta de Estado no Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA. “A ExxonMobil tem sido uma parceira visionária em nossa colaboração entre os setores público e privado, fornecendo apoio ao Fundo de Inovação para lançar bases de conectividade e oportunidades nas Américas. Mais estudantes norte-americanos estão trabalhando em equipes com estudantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana e México a fim de solucionar problemas do mundo real e adquirir habilidades técnicas e linguísticas nas principais áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), como Física, Engenharia, Água/Energia e Robótica”.

“A ExxonMobil tem um longo histórico de apoio ao aprimoramento da educação nos EUA e em todo o mundo”, afirma Craig Kelly, Diretor Sênior para as Américas do setor de Relações Governamentais Internacionais da ExxonMobil Corporation. “Por meio do Fundo de Inovação, os estudantes estão conhecendo aplicações práticas de disciplinas como geologia e engenharia em contextos do mundo real. Além disso, estão ampliando sua valiosa conscientização cultural e suas habilidades de relacionamento, que os prepararão para ingressar no mercado de trabalho”.

Essa é a quarta competição do Fundo de Inovação patrocinada pela ExxonMobil e, como resultado, 35 concessões do Fundo de Inovação foram concedidos a 67 equipes de instituições de ensino superior em 19 estados dos EUA em parceria com universidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana e México.  Mais de 600 alunos desses países estão se beneficiando diretamente das parcerias do Fundo de Inovação da ExxonMobil.

As concessões do Fundo de Inovação são, geralmente, de $25.000 (dólares) cada, com recursos adicionais de 1.8 vezes, em média, para as equipes vencedoras, visando a implementação de programas de intercâmbio e treinamento sustentáveis para estudantes nos Estados Unidos e no resto do hemisfério ocidental.  Atualmente, mais de 1860 instituições de ensino superior fazem parte da Rede de Inovação, sendo mais de mil universidades e faculdades dos Estados Unidos.

As novas equipes ganhadoras do Fundo de Inovação da ExxonMobil anunciadas em 19 de março de 2019 são:

 

  • Alcorn State University, Mississippi, Estados Unidos
  • University of Guyana, Georgetown, Guiana

Desenvolvendo capacidades para mobilidade internacional em engenharia de tecnologia

A Alcorn State University e a University of Guyana desenvolverão um novo programa de intercâmbio na área de engenharia. Os estudantes deste curso de intercâmbio bilateral estarão engajados em pesquisa nas áreas de engenharia elétrica e eletrônica, engenharia de tecnologia eletromecânica, robótica e automação e física aplicada (física médica).

 

  • California State University, Fullerton, Califórnia, Estados Unidos
  • CETYS Universidad – Mexicali, Mexicali, México

CSUF-CETYS: mobilidade estudantil bilateral em programa de intercâmbio curricular baseado em projeto

A California State University, em Fullerton, junto com a CETYS Universidad, implementará um novo programa de intercâmbio estudantil que terá foco em engenharia civil e mecânica e culminará na participação dos estudantes em projetos colaborativos de engenharia que serão apresentados no Simpósio Internacional de Priorização de Projetos de Engenharia (ISEPP 2020), no México.

 

  • Northern Arizona University, Arizona, Estados Unidos
  • Universidad Nacional de Tucumán, San Miguel de Tucumán, Argentina
  • Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Ushuaia, Argentina
  • Universidad Tecnológica de Hermosillo, Hermosillo, México

Líderes Unidos por Energia Positiva (LUPE)

A Northern Arizona University, em parceria com a Universidad Nacional de Tucumán, a Universidad Nacional de Tierra del Fuego e a Universidad Tecnológica de Hermosillo estarão em colaboração na criação de novos programas de intercâmbio acadêmico que fornecerão aos estudantes acesso a novas oportunidades de estudos sobre ética em ciências e responsabilidade social nos setores de energia.  Os estudantes trabalharão em equipes para criar planos de ação para compartilhamento em suas universidades e com elaboradores de políticas nos Estados Unidos, Argentina e México.

  

  • Texas A&M University, Texas, Estados Unidos
  • Universidad Politécnica de Yucatán Ucú, México

Introdução à pesquisa: colaboração e intercâmbio

A Texas A&M University, em parceria com a Universidad Politécnica de Yucatán, participará em colaboração ampliada que aumentará a participação dos estudantes em pesquisas práticas, a fim se engajarem em projetos no programa de Introdução à Pesquisa da Comunidade de Aprendizagem em Engenharia (ELCIR) na Texas A&M University.

 

  • Universidad de las Américas Puebla, México
  • Virginia Commonwealth University, Virginia, Estados Unidos

Inovação, diversidade e aprendizagem de línguas por meio de estudos em física no exterior

A Universidad de las Américas Puebla e a Virginia Commonwealth University desenvolverão um novo programa de intercâmbio, visando fornecer aos estudantes a oportunidade de participar do Programa de Estudos em Física no Exterior (PSAP), que tem por foco a aprendizagem de línguas, prestação de serviços que oferecem apoio à comunidades locais de imigrantes e conferências virtuais após a viagem.

 

  • Universidad Nacional de Quilmes, Bernal, Argentina
  • Texas A&M International University, Texas, Estados Unidos

Robótica e automação industrial em aplicações no mundo real

Em uma nova parceria, a Universidad Nacional de Quilmes e a Texas A&M International University criarão um programa com foco em um novo processo colaborativo na área de robótica e engenharia de automação industrial, com ênfase especial em aplicações no mundo real. O programa bilateral de mobilidade estudantil se encerrará com a participação dos estudantes em uma videoconferência para ampla disseminação dos resultados acadêmicos e sociais em mídia local e nacional.

 

  • Universidad Politécnica de Guanajuato, Cortazar, México
  • Texas A&M University, Texas, Estados Unidos
  • Lamar University, Texas, Estados Unidos

Desenvolvendo conexões para inovadores em Engenharia (BBNIE)

A Universidad Politécnica de Guanajuato, a Texas State University e a Lamar University criaram o programa “Desenvolvendo conexões para novos inovadores em engenharia”, que visa desenvolver um campo de treino em engenharia, permitindo que estudantes STEM desenvolvam suas habilidades em engenharia usando as possibilidades do século 21.

 

  • Universidad Nacional de Río Negro, Viedma, Argentina
  • University of Arizona, Arizona, Estados Unidos

Decifrando a história da bacia de Neuquén: dos laboratórios naturais da Patagônia para

os laboratórios técnicos do Arizona

A Universidad Nacional de Río Negro e a Universidad of Arizona visam fornecer aos estudantes a oportunidade de interagir com especialistas das áreas de tectônica, geologia sedimentar e geocronologia-termocronologia, bem como ganhar experiência tanto em laboratório como em campo.

 

  • The University of New Mexico, New Mexico, Estados Unidos
  • Universidad de Sonora, Hermosillo, México
  • Instituto Tecnológico de Hermosillo, Hermosillo, México

Desenvolvendo comunidades resilientes e capacidade de força de trabalho nos “desertos quentes”

da América do Norte

A University of New Mexico, a Universidad de Sonora e o Instituto Tecnológico de Hermosillo desenvolverão um programa de mobilidade estudantil bilateral em resposta à necessidade regional e internacional relativa à potenciais secas, incêndios florestais e inundações. Os estudantes desenvolverão conhecimentos científicos regionais específicos sobre materiais resilientes em desertos quentes da América do Norte e aumentarão o preparo acadêmico e o desenvolvimento da força de trabalho.

 

  • University of North Texas, Texas, Estados Unidos
  • Universidad Nacional Autónoma de México, Mexico City, México

Iniciativa de programa interuniversitário em manufatura avançada

Em parceria, a University of North Texas e a Universidad Nacional Autónoma de México convidarão os estudantes participantes a se inscrever em um curso de verão no exterior sobre desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas de manufatura avançada.

 

  • The University of Texas El Paso, Texas, Estados Unidos
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

Programa de estudo transdisciplinar no exterior entre EUA e Brasil sobre engenharia de paz

A University of Texas El Paso e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná desenvolveram um novo programa de intercâmbio estudantil que focalizará na engenharia de paz para treinar futuros engenheiros a encontrar soluções inovadoras em engenharia por meio de uma compreensão do equilíbrio entre sustentabilidade, igualdade social, empreendedorismo, engajamento na comunidade, inovação e liderança para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Saiba mais sobre as concessões para as instituições e projetos ganhadores do Fundo de Inovação em:   www.100kstrongamericas.org/category/meet-the-winners/.

 

######################################################

 

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas é uma colaboração dos setores público e privado e entre o Departamento de Estado Norte Americano, as Embaixadas dos EUA, a Partners of the Americas, a NAFSA e empresas e fundações que trabalham juntas a fim de estimular parcerias entre instituições de ensino superior dos Estados Unidos e de outros países do hemisfério ocidental.

O principal mecanismo de confiança que apoia essa ampla iniciativa educacional da Agência de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado Norte Americano é o Fundo de Inovação, que estabelece a conectividade, amplia a capacidade institucional, aumenta o intercâmbio estudantil e fortalece a cooperação educacional regional nas Américas. Desde seu início em janeiro de 2014, o Fundo de Inovação concedeu 198 concessões para 362 equipes de universidades e faculdades em 25 países e 42 estados dos EUA. Atualmente, mais de 1800 instituições de ensino superior fazem parte da Rede de Inovação, sendo mais de mil universidades e faculdades dos Estados Unidos.

Para mais informações, visite: www.100KStrongAmericas.org e no Twitter em #100KStrongAmericas.

 

A missão da Partners of the Americas é conectar pessoas e organizações além das fronteiras e servir e mudar vidas por meio de parcerias duradouras. Essas parcerias criam oportunidades, promovem a compreensão mútua e solucionam problemas da vida real. Inspirada no presidente Kennedy e fundada em 1964, sob o programa Alliance for Progress, a Partners é uma organização não governamental e apartidária, com escritório internacional em Washington, DC. Veja mais informações em www.partners.net ou por Twitter @partnersamerica.

 

Com mais de 10 mil membros ao redor do mundo, a NAFSA: Association of International Educators (Associação de Educadores Internacionais) é a maior associação sem fins lucrativos dedicada a programas de educação e políticas internacionais. Saiba mais em: www.nafsa.org e www.connectingourworld.org ou por Twitter @NAFSA e @ConnectOurWorld.

 

A ExxonMobil Corporation, maior companhia internacional de petróleo e gás de capital aberto, usa a tecnologia e a inovação para ajudar a atender às necessidades mundiais de energia. A ExxonMobil está engajada em uma gama de atividades filantrópicas que promovem a educação, com foco em matemática e ciências nos Estados Unidos, na promoção das mulheres como catalizadoras do desenvolvimento econômico e no combate a malária. Em 2017, com o auxílio de seus funcionários e funcionários aposentados, a ExxonMobil, suas divisões e afiliados e a ExxonMobil Foundation forneceram $204 milhões (dólares) em contribuições em todo o mundo. Informações adicionais sobre as parcerias realizadas pela comunidade ExxonMobil e os programas de contribuição está disponível em www.exxonmobil.com.