» Press Releases

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas anuncia uma nova competição por concessão para parcerias no ensino superior e programas de treinamento entre Estados Unidos e Brasil

14 de outubro de 2021: Partners of the Americas, o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental (WHA) do Departamento de Estado dos EUA e a Missão Americana no Brasil anunciam o lançamento de uma nova competição bilateral pela concessão do Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas (100K), que conta com o generoso apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Brasil e do WHA do Departamento de Estado dos EUA. Essa mais recente competição do Fundo de Inovação do 100K é resultado da colaboração entre o WHA, a Missão Americana no Brasil, a Partners of the Americas e o SENAI. 

Essa nova competição do Fundo de Inovação do 100K oferecerá até seis (6) concessões para estimular e apoiar novas parcerias no ensino superior nos Estados Unidos e Brasil, com ênfase especial nos institutos SENAI em todo o Brasil. As equipes de instituições de ensino superior nos Estados Unidos e Brasil são convidadas a criar programas de intercâmbio e desenvolvimento de força-de-trabalho inovadores em diversas áreas temáticas, o que resultará em novas oportunidades para alunos em suas instituições de origem e nas instituições anfitriãs nos dois países.   

Ao expressar seu apoio a esse novo edital, Douglas Koneff, Encarregado de Negócios da embaixada e consulados dos EUA no Brasil, declarou: “Este Fundo de Inovação é um pilar da estratégia de desenvolvimento do governo dos EUA no hemisfério ocidental. Por meio de parcerias público-privadas e dos compromissos entre os governos e parceiros, buscamos explorar o poder da educação para transformar sociedades, oferecer oportunidades e estimular o crescimento econômico. Essa é a segunda vez em quatro anos que o SENAI estabelece uma parceria com o Departamento de Estado e a Partners of the Americas para apoiar novas parcerias entre instituições tecnológicas e de ensino superior no Brasil e nos Estados Unidos”. 

Rafael Lucchesi, Diretor Geral do SENAI, acrescentou: “O financiamento combinado do SENAI e do Departamento de Estado dos EUA permitirá que equipes e estudantes de instituições brasileiras e dos EUA busquem soluções para problemas do mundo real, em um ambiente colaborativo e multicultural. Estamos felizes em encontrar parceiros com uma visão compartilhada no Departamento de Estado dos EUA, na Embaixada dos EUA no Brasil e na Partners of the Americas. Espero ver essas equipes colaborando em soluções inovadoras que aproximem os EUA e o Brasil através do Fundo de Inovação 100k.” 

Nos últimos sete anos o Brasil ocupa a terceira posição nessa iniciativa regional de educação a formar parcerias com faculdades e universidades dos EUA para criar e implementar novos modelos de programas de intercâmbio e treinamento para alunos nos dois países. Até hoje, o Fundo de Inovação concedeu 24 concessões para equipes de 157 instituições de ensino superior em 43 estados dos EUA e em 13 estados brasileiros. As parcerias do 100K fornecem oportunidades para que mais alunos desenvolvam novas habilidades técnicas, linguísticas e multiculturais obrigatórias para o desenvolvimento da força-de-trabalho   

As áreas temáticas nessa nova competição pelo Fundo de Inovação do 100K entre Brasil-EUA incluem: Soluções climáticas e ambientais; Ciências da saúde e Saúde pública; Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Computação em nuvem; Tecnologia na Educação (Educação a Distância/Virtual); Agricultura e Ciência dos alimentos; Água, saneamento e higiene (WASH); Biotecnologia; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), entre outras. 

As equipes de instituições de ensino superior nos Estados Unidos e Brasil estão sendo convidadas a enviar para a Partners of the Americas propostas para a concessão do 100K até a data final de recebimento de propostas de 15 de fevereiro de 2021.     

Para saber mais e acessar a Solicitação de Propostas (RFP) para esta competição, visite a página www.100kstrongamericas.org/grants.   


Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas (100K) é uma colaboração entre os setores público/privado e entre o Departamento de Estado dos EUA, embaixadas americanas e a Partners of the Americas, trabalhando com empresas regionais, fundações, entidades governamentais regionais e redes de educação a fim de criar novas parcerias e programas de intercâmbio entre os Estados Unidos e outros países do hemisfério ocidental. O Fundo de Inovação do 100K é a principal iniciativa no hemisfério para estimular  colaboração intersetorial e se beneficiar do poder da educação para fornecer oportunidades inclusivas de educação.  

Em agosto de 2021, depois de 32 competições ao longo de sete anos, o Fundo de Inovação já concedeu 266 concessões (entre US$ 25.000 e US$ $35.000 cada) até hoje para equipes de 520 instituições de ensino superior trabalhando em 25 países e em 49 estados dos EUA. Como resultado das parcerias do Fundo de Inovação do 100K, mais alunos e docentes têm acesso a programas de treinamento regionais e intercâmbio inovadores. A rede regional do 100K abrange atualmente mais de 2,300 instituições regionais de ensino superior, incluindo 1.200 universidades e faculdades nos EUA.  

Para participar e se candidatar, visite: www.100KStrongAmericas.org / Siga: #100KStrongAmericas  

A missão da Partners of the Americas é conectar pessoas e organizações além das fronteiras e servir e mudar vidas por meio de parcerias duradouras. Essas parcerias criam oportunidades, promovem a compreensão mútua e solucionam problemas da vida real. Inspirada no presidente Kennedy e fundada em 1964, sob o programa Alliance for Progress, a Partners é uma organização não governamental e apartidária, com escritório internacional em Washington, DC. Obtenha mais informações em www.partners.net ou pelo Twitter @partnersamerica.  

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Brasil foi fundado em 1942 como uma instituição sem fins lucrativos privada. Oferece ensino técnico voltado para a promoção da inovação industrial. Sua missão está centrada na transferência de tecnologia, potencializando a inovação para a promoção da inovação industrial. Sendo a maior rede privada de treinamento técnico da América Latina, o SENAI busca agregar valor a produtos e processos de empresas e indústrias do setor privado. Atualmente, o SENAI possui 1040 unidades de formação profissional, 26 institutos de inovação, 60 institutos de tecnologia e 189 laboratórios de serviços tecnológicos. Em 2020, o SENAI teve mais de 2.3 milhões de matrículas em nível nacional e os institutos SENAI foram responsáveis pela realização de mais de 1.5 milhão de testes de laboratório e serviços. Para obter mais informações sobre o SENAI, visite a página www.portaldaindustria.com.br/senai/en/. 

Read more about other winners tagged under: