» Press Releases

O Fundo de Inovação do 100K Strong in the Americas anuncia as novas parcerias e programas de treinamento entre Estados Unidos e Brasil

 

20 de setembro de 2022: A Partners of the Americas, a Missão Americana no Brasil e o Departamento de Estado dos EUA anunciam as novas equipes vencedoras dos subsídios do 100K Strong in the Americas entre universidades dos EUA e faculdades com institutos de ensino superior no Brasil. Esta última competição do Fundo de Inovação do 100K Strong in the Americas foi generosamente patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Brasil, em parceria com a Missão Americana no Brasil e o Departamento de Estados dos EUA. 

Essas novas parcerias do 100K Strong in the Americas resultarão em programa inovadores de intercâmbio e treinamento para alunos e docentes em soluções climáticas, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, em inglês), ciências da saúde, Inteligência Artificial, tecnologia e outras áreas. As equipes vencedoras dos subsídios anunciados hoje engajarão 18 universidades e institutos do SENAI no Brasil em parceria com diversas faculdades e universidades dos EUA para implementar programas de educação inclusiva para mais de 50 alunos em ambos os países durante os anos de 2022-2023. 

O Brasil é o terceiro país na liderança nesta iniciativa de educação regional de assinatura em parceria com instituições de ensino superior dos EUA para projetar e implementar novos modelos de programas de intercâmbio inclusivos.   

 Segundo o encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, “o Fundo de Inovação é um pilar da estratégia de desenvolvimento do governo norte-americano no hemisfério ocidental. Estas parcerias público-privadas e os compromissos de governos e parceiros, irão aproveitar o poder da educação para transformar sociedades, oferecer oportunidades e estimular o crescimento econômico. Esta é a segunda vez que o SENAI faz parceria com o Departamento de Estado e os Parceiros das Américas para apoiar novas parcerias entre instituições tecnológicas e de ensino superior nos dois países.” 

De acordo com Frederico Lamego, superintendente de Negócios Internacionais – SENAI, SESI, IEL, “o financiamento acordado entre o SENAI e o Departamento de Estado permitirá que equipes brasileiras e instituições e estudantes norte-americanos busquem soluções para problemas mundiais em um ambiente colaborativo e multicultural. Estamos felizes em trabalhar com parceiros com uma visão compartilhada e espero ver essas equipes colaborando em soluções inovadoras que aproximem os EUA e o Brasil.” 

O Fundo de Inovação do 100K Strong in the Americas é uma colaboração entre os setores público/privado e entre o Departamento de Estado dos EUA, embaixadas americanas e a Partners of the Americas, trabalhando com os setores privado, público e acadêmico regionais para se beneficiar do poder da educação para expandir programas de intercâmbio inclusivo entre os EUA e a América Latina e o Caribe.  

 Perfis das novas equipes do Fundo de Inovação do 100K entre Estados Unidos e Brasil:   

Faculdade SENAI Chapecó, Chapecó, Brasil
Olympic College, Washington, EUA 
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, Brasil 

STEAM para todos: Usando STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para ajudar pacientes com paralisia e inspirar a cooperação internacional 

Este programa do 100K Strong in the Americas engajará estudantes de STEM para criarem uma bicicleta ergométrica acessível usando condução mioelétrica a fim de auxiliar no processo de recuperação de lesões na medula espinhal. Ao trabalharem juntos, o SENAI, a UNOESC e a Olympic College inspirarão os alunos a aprender teoria e habilidades linguísticas por meio de aprendizado virtual e programação pessoal.    

 

Faculdade SENAI Fatesg, Goiânia, Brasil
North Carolina State University, Carolina do Norte, EUA 
Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Porto Alegre, Brasil 

Treinando mentes para expandir a capacidade científica e regulatória da segurança alimentar entre Brasil e EUA 

Este programa de intercâmbio estabelece um novo formato de intercâmbio acadêmico para estudantes que integrarão a participação de profissionais da indústria/segurança de alimentos e estudantes de graduação. Os alunos realizarão o treinamento em segurança alimentar e aplicarão os processos envolvidos no cumprimento das regulamentações governamentais de alimentos.  

 

Rice University, Texas, EUA 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Brasil 
Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação, Recife, Brasil 

Programa IFCE-Rice-SENAI de Inteligência Artificial parasustentabilidade urbana e resiliência a desastres naturais nas américas 

Este programa do 100K Strong in the Americas integra pesquisa e desenvolvimento e parcerias locais para melhorar os sistemas de infraestrutura para lidar melhor com extremos hidroclimáticos. O objetivo é capacitar uma nova geração de estudantes em Inteligência Artificial para infraestrutura, clima e dados urbanos para enfrentar os desafios causados ​​pelo clima extremo.   

 

Texas A&M University-Kingsville, Texas, EUA
Faculdade SENAI Fatesg, Goiânia, Brasil 
Instituto Federal Goiano, Goiânia, Brasil 

Análise de dados e empreendedorismo: um programa binacional de intercâmbio de professores e estudantes (EUA – Brasil) 

Este programa desenvolverá um programa de intercâmbio inovador em Data Analytics (Análise de Dados) e aplicativos de empreendedorismo focados em água, energia e agricultura. Os alunos que concluírem este programa de intercâmbio identificarão oportunidades estratégicas de mudança que estejam em congruência com a globalização, urbanização e uma futura economia interconectada.  

 

The Pennsylvania State University, Pensilvânia, EUA
Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, Brasil 
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil 

Otimização de aeronaves anfíbias para operações na floresta amazônica

Esse programa resultará em melhorias nas aeronaves anfíbias, que aumentarão o acesso ao transporte rápido na região amazônica e estabelecerão conexões na indústria aeroespacial por meio da inovação tecnológica. Os alunos participarão de campanhas experimentais tanto no Brasil como nos EUA.  

 

West Virginia University, Virgínia Ocidental, EUA
Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral, Belo Horizonte, Brasil 
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil 

O futuro da mineração na Virgínia Ocidental e em Minas Gerais: Novas oportunidades em tecnologia, segurança e sustentabilidade 

Este programa de intercâmbio preparará estudantes e comunidades para um futuro sem carvão e abordará o fracasso dos sistemas e estruturas de desativação. Estudantes e pesquisadores trabalharão juntos para identificar problemas sociais, culturais e ambientais comuns e específicos causados ​​pela mineração em ambas as regiões. 

*** 

O Fundo de Inovação do 100,000 Strong in the Americas (100K) é uma colaboração entre os setores público/privado e entre o Departamento de Estado dos EUA, embaixadas americanas e a Partners of the Americas, trabalhando com empresas regionais, fundações, entidades governamentais regionais e redes de educação a fim de criar novas parcerias e programas de intercâmbio entre os Estados Unidos e outros países do hemisfério ocidental. O Fundo de Inovação do 100K é a principal iniciativa no hemisfério para estimular  colaboração intersetorial e se beneficiar do poder da educação para fornecer oportunidades inclusivas de educação.   

Em setembro de 2022, depois de 32 competições, o Fundo de Inovação já concedeu 282 concessões (entre US$ 25.000 e US$ $35.000 cada) até hoje para equipes de 550 instituições de ensino superior trabalhando em 25 países e em 49 estados dos EUA. Como resultado das parcerias do Fundo de Inovação do 100K, mais alunos e docentes têm acesso a programas de treinamento regionais e intercâmbio inovadores. Atualmente, mais de 4.000 membros se juntaram à rede regional do 100K – incluindo professores e administradores de mais de 1.250 universidades e faculdades nos Estados Unidos. 

Para participar e se candidatar, visite: www.100kstrongamericas.org 

Siga: #100KStrongAmericas 

 A missão da Partners of the Americas é conectar pessoas e organizações além das fronteiras e servir e mudar vidas por meio de parcerias duradouras. Essas parcerias criam oportunidades, promovem a compreensão mútua e solucionam problemas da vida real. Inspirada no presidente Kennedy e fundada em 1964, sob o programa Alliance for Progress, a Partners é uma organização não governamental e apartidária, com escritório internacional em Washington, DC. Obtenha mais informações em www.partners.net ou pelo Twitter @partnersamerica. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Brasil foi fundado em 1942 como uma instituição sem fins lucrativos privada. Oferece ensino técnico voltado para a promoção da inovação industrial. Sua missão está centrada na transferência de tecnologia, potencializando a inovação para a promoção da inovação industrial. Sendo a maior rede privada de treinamento técnico da América Latina, o SENAI busca agregar valor a produtos e processos de empresas e indústrias do setor privado. Atualmente, o SENAI possui 1040 unidades de formação profissional, 26 institutos de inovação, 60 institutos de tecnologia e 189 laboratórios de serviços tecnológicos. Em 2020, o SENAI teve mais de 2.3 milhões de matrículas em nível nacional e os institutos SENAI foram responsáveis pela realização de mais de 1.5 milhão de testes de laboratório e serviços. Para obter mais informações sobre o SENAI, visite a página www.portaldaindustria.com.br/senai/en/. 

 

 Contato: Rachel Falek | rfalek@partners.net

Read more about other winners tagged under: