>> Clique para as seguintes traduções:    Inglês  |  Espanhol

Certifique-se de ter lido e compreendido os termos e requisitos da competição para qual você está se inscrevendo. Você pode encontrar a relação das competições em nossa página de subsídios.

As propostas devem ser específicas, concisas e completas. Elas devem levar em consideração as informações a seguir e ser organizadas na ordem descrita abaixo. Além disso, tenha em mente o limite de páginas para cada seção da proposta. Qualquer página que exceda o limite não será analisada por nosso comitê de avaliação.

Exigências de formatação:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12
  • Espaçamento simples com margens de uma polegada
  • Cada página numerada consecutivamente
  • Observe que todas as propostas devem ser enviadas em inglês 

Amostras e modelos


Páginas de capa (2 páginas)

A capa deve ser composta por uma página, contendo o título do programa proposto, o nome da instituição de ensino superior (HEI, sigla em inglês) que está sendo inscrita e os nomes das instituições de ensino superior parceiras e das outras organizações envolvidas no programa claramente identificados. A capa deve fornecer um contato principal dentro da instituição que está sendo inscrita, incluindo o nome da pessoa, sua assinatura, título/posição e departamento/unidade, o endereço da instituição, número de telefone do escritório e endereço de e-mail. Informe se esse contato principal é quem possui autoridade para estabelecer o contrato pelo candidato. Se não for o caso, a outra pessoa também deve ser listada, junto com suas informações de contato e assinatura.

Lista de todas as partes da proposta, incluindo os anexos, com os números das páginas correspondentes.


Narrativa técnica (máximo de 15 páginas)

Você encontrará abaixo as seções exigidas para a narrativa técnica de sua proposta. Clique no título da seção para obter mais detalhes sobre o que ela deverá conter.

Este é um resumo de como o projeto geral será coordenado. O Sumário Executivo deve conter as seguintes informações:

Atividade A: Intercâmbio(s) de Alunos/Faculdades

♦ Metas e objetivos do programa
♦ Principais atividades e resultados esperados, incluindo número proposto de alunos e professores viajando para o norte e/ou sul
♦ Recursos gerenciais da IES requerente, incluindo a equipe responsável pela implementação do programa

Atividade B: Projeto de Ação Climática (CAP)

♦ Metas e objetivos do programa
♦ Principais atividades e resultados esperados, incluindo como o projeto proposto terá um impacto relacionado ao clima
♦ Recursos gerenciais da IES requerente, incluindo a equipe responsável pela execução do programa (não necessariamente a mesma da equipe responsável pela Atividade A.)

Atividade A: Intercâmbio(s) de Alunos/Faculdades

Esta seção deve descrever, em detalhes, o programa de mobilidade internacional proposto e as inovações, e como sua instituição e instituições parceiras trabalharão juntas para coordenar e implementar o programa e atingir suas metas e objetivos.

♦ Apresente a necessidade do programa proposto em sua instituição, sua instituição parceira e/ou suas respectivas comunidades e descreva como o programa ajudará a atender a essa necessidade.

♦ Declare claramente as metas, objetivos e atividades gerais do programa para atingir esses objetivos. Descreva como o programa fará uma contribuição significativa para alcançar a meta geral de 100.000 Strong nas Américas.

♦ Explique como o programa aumentará o fluxo de entrada e/ou saída de alunos entre sua instituição e a(s) instituição(ões) parceira(s).

♦ Declare claramente o número de alunos que se mudarão para o norte e/ou sul por meio do programa proposto e quando.

♦ Descreva as atividades estudantis que ocorrerão durante o programa, incluindo a parte no exterior, e as funções de sua instituição e de sua(s) instituição(ões) parceira(s) na implementação dessas atividades.

♦ Conecte o programa proposto aos esforços e iniciativas de internacionalização de sua instituição e de sua(s) instituição(ões) parceira(s).

♦ Descreva como o programa ajudará a alcançar diversidade e inclusão em estudos no exterior em sua instituição, bem como em sua(s) instituição(ões) parceira(s) (ou seja, IES grandes/pequenas, rurais/urbanas; estudantes economicamente desfavorecidos/não tradicionais/desfavorecidos populações; disciplinas acadêmicas; geografia, etc.).

♦ Descreva como o programa criará capacidade adicional para sua instituição e sua(s) instituição(ões) parceira(s) para aumentar os intercâmbios acadêmicos internacionais e fortalecer as redes internacionais entre seu país e o(s) país(es) parceiro(s).

♦ Descreva como você e sua(s) instituição(ões) parceira(s) envolverão alunos, professores e/ou administradores em atividades contínuas de apoio a estudos no exterior.

♦ Incluir quaisquer atividades de coordenação ou apoio da sociedade civil, instituições governamentais ou setor privado.

♦O programa proposto deve ser creditício; assim, descreva o tipo de crédito que os alunos receberão de sua instituição de origem.

Atividade B: Projeto de Ação Climática

Esta seção deve descrever, em detalhes, o CAP proposto e como sua instituição e/ou sua(s) instituição(ões) parceira(s) irá(ão) implementar o CAP e alcançar suas metas e objetivos.

♦ Descreva a necessidade do programa proposto e como o programa ajudará a atender a essa necessidade.

♦ Declarar claramente as metas, objetivos e atividades gerais do CAP para atingir esses objetivos. Descreva como o programa fará uma contribuição significativa para atingir a meta geral de 100K CLIMA.

♦ Descreva as atividades que ocorrerão durante o CAP e as funções de sua instituição e/ou de sua(s) instituição(ões) parceira(s) na implementação dessas atividades.

♦ Mostre como o CAP proposto está conectado e apoia os esforços e iniciativas de ação climática em andamento de sua instituição e/ou de sua(s) instituição(ões) parceira(s), se alguma dessas ações já estiver em andamento.

♦ Através das lentes da Justiça Climática, descreva como seu projeto evitará impactos negativos em comunidades vulneráveis ou no meio ambiente.

♦ Descreva como o programa criará capacidade adicional para sua instituição e sua(s) instituição(ões) parceira(s) para aumentar a ação climática.

♦ Descreva como você e sua(s) instituição(ões) parceira(s) envolverão alunos, professores, administradores e outras partes interessadas da comunidade na implementação do CAP, bem como na divulgação contínua para apoiar a ação climática. Certifique-se de demonstrar como professores e alunos serão incluídos como atores-chave no CAP proposto e como eles expandirão seus conhecimentos, habilidades e/ou capacidade por meio de sua participação no CAP.

♦ Incluir quaisquer atividades de coordenação ou apoio da sociedade civil, instituições governamentais ou setor privado.

♦ Descreva como o CAP proposto se encaixa na estrutura de “Categorias de Ação” fornecida nas páginas 5-7. Se não se encaixar na estrutura, explique por quê.

Os subsídios 100K CLIMA destinam-se a financiar o início de parcerias de longo prazo entre instituições e ações climáticas em curso; portanto, as propostas devem apresentar um Plano de Sustentabilidade para garantir a longevidade do programa e a capacidade de gerar novos projetos e aumentar a capacidade de intercâmbio aluno/institucional e ação climática ao longo do tempo.

♦ Demonstre a intenção de sua instituição de construir ou manter uma forte aliança com seus parceiros e garantir a sustentabilidade da parceria.

♦ Elaborar sobre qualquer suporte e recursos institucionais e/ou financeiros atuais e futuros de sua instituição e instituições parceiras para o programa e parceria propostos.

♦ Declare o que a doação 100K CLIMA permitirá que as instituições parceiras façam/alcancem o que não conseguiriam sem ela. Articule como o subsídio ajudará sua instituição e instituições parceiras a desbloquear outras oportunidades ou recursos disponíveis.

♦ Descreva o impacto potencial do programa proposto em sua instituição e na(s) instituição(ões) parceira(s).

♦ Descreva como o programa proposto ajudará a tornar o estudo no exterior e a ação climática a norma, não a exceção.

♦ Apresentar etapas e atividades de como sua instituição e sua(s) instituição(ões) parceira(s) continuarão o programa e/ou suas inovações após o término do período de concessão.

♦ Mostre qualquer suporte e recursos adicionais de sua instituição, instituição(ões) parceira(s) e/ou outros parceiros externos, incluindo o setor privado.

♦ Inclua quaisquer parcerias ou atividades futuras que você possa iniciar com a sociedade civil, instituições governamentais ou organizações privadas como estratégias inovadoras para a sustentabilidade do programa.

♦ Anexo obrigatório: Inclua cartas convincentes de sua instituição, de sua(s) instituição(ões) parceira(s) e de quaisquer outras organizações externas demonstrando apoio ao seu programa. Nenhum acordo formal é necessário entre as instituições parceiras, mas a intenção de colaborar deve ser demonstrada na proposta.

Capacidade institucional

♦ Resuma brevemente sua capacidade institucional atual e de sua(s) instituição(ões) parceira(s) para gerenciar programas de intercâmbio de alunos/professores e projetos relacionados à ação climática. Destaque quaisquer programas/iniciativas atuais no Hemisfério Ocidental.

– Instituições com experiência mínima em programação de educação internacional e/ou intervenção de ação climática devem demonstrar o desejo de aumentar sua capacidade e delinear as etapas de como o programa proposto abordará os atuais desafios institucionais para estudar no exterior ou desafios relacionados ao clima.
– Instituições com programas internacionais mais robustos ou projetos de ação climática devem descrever como desenvolverão seu sucesso atual e explicar quaisquer barreiras ao aumento de estudos no exterior ou oportunidades relacionadas ao clima em seu campus que o programa proposto abordará.

♦ Anexo obrigatório: Anexe uma biografia ou currículo de cada um dos membros da equipe do projeto em cada instituição parceira que será o responsável final pelo gerenciamento e implementação do programa proposto.

Desafios para o intercâmbio estudantil

♦Forneça uma avaliação dos desafios/barreiras específicos em sua instituição e/ou em sua(s) instituição(ões) parceira(s) para aumentar a mobilidade estudantil e participar de iniciativas de ação climática, particularmente entre os EUA e os países elegíveis da LAC.

Oportunidades de crescimento

  • ♦ Descreva como as atividades propostas fortalecerão a capacidade e habilidade das instituições participantes de implementar projetos de ação climática e intercâmbios educacionais internacionais.

    ♦ Descreva as oportunidades que podem surgir do programa proposto que ajudará sua instituição e instituições parceiras a enfrentar as barreiras para estudar no exterior e os desafios relacionados ao clima.

O plano de monitoramento e avaliação (M&E, sigla em inglês) deverá descrever as metas, ferramentas específicas para coleta, análise e relato dos dados quantitativos e qualitativos, informação e feedback e como os dados serão gerenciados ou utilizados no projeto. Clique aqui para obter um modelo básico de um plano de monitoramento e avaliação (M&E).

As informações a seguir fornecerão alguns passos para a criação de um plano que ajudará você a avaliar seu programa e o impacto dele para sua instituição e os estudantes. Propostas que não incluírem as informações a seguir serão consideradas menos competitivas.

  • ♦ Especifique a(s) parte(s) de sua instituição e/ou instituição parceira que serão responsáveis pela coleta de dados.
    ♦ Liste as metas e objetivos do programa, incluindo os objetivos de aprendizagem do aluno e os objetivos do projeto de ação climática.
    ♦ Identificar os benchmarks/indicadores do projeto de progresso e sucesso do programa em cada objetivo.
    ♦ Determinar e quantificar as informações da linha de base (o ponto de partida) que serão medidos e meta-alvo.
    ♦ Liste as fontes de dados (ou seja, métodos e ferramentas para coleta).
    ♦ Incluir um cronograma para implementação e avaliação do programa.
    ♦ Incluir qualquer participação do aluno no relato das experiências educacionais e culturais que aconteceram antes, durante e depois do programa.

Observação: o Fundo de Inovação reserva-se o direito de modificar o plano de monitoramento e avaliação após consulta com o candidato no estágio final de avaliação da proposta.


Orçamento (máximo de 5 páginas)

O orçamento deve conter os dois componentes abaixo. A não apresentação do resumo e da narrativa do orçamento no formato solicitado pode tornar sua inscrição inelegível.

O resumo deve delinear as estimativas de custos para a gestão e implementação do programa. Os candidatos devem usar o modelo de resumo de orçamento fornecido. Deve apresentar um detalhamento, incluindo cálculos, dos itens e atividades do programa, incluindo, entre outros:

♦ Pessoal, marginais, consultores
♦ Custos de viagem (por exemplo, voos, hotéis, transporte, refeições, etc.)
♦ Estipêndios/bolsas de estudo para professores/estudantes
♦ Materiais e suprimentos de pesquisa/curso
♦ Comunicações, materiais de marketing, tradução, etc.
♦ Uso, aluguel ou compra de equipamentos, software, instalações, etc.
♦ Ferramentas de monitoramento/avaliação do programa
♦ Custos indiretos/administrativos (o máximo recomendado de custos indiretos cobrados para conceder é de 20%)

Explicação e justificativa detalhadas de cada item proposto na tabela de resumo.  Consulte o exemplo de narrativa de orçamento.

♦ Descreva a relevância programática dos itens e atividades.
♦ Identifique claramente a base da estimativa (ou seja, como os custos foram determinados de forma justa e razoável) para cada atividade e item de linha.
♦ Distinguir entre as atividades e itens que o Subsídio 100k CLIMA apoiará versus o que você e sua instituição parceira cobrirão como custos compartilhados.
♦ Inclua as fontes de financiamento para todos os itens de custo.

Uma forma de demonstrar compromisso é fornecer recursos e apoio correspondentes (em espécie, contribuições em dinheiro etc.) de sua instituição, bem como das instituições parceiras, como forma de contribuição para o gerenciamento e implementação do programa. Comportilhamento de custos é obrigatória, mas não há valor obrigatório. No entanto, as propostas que oferecem uma proporção 1 para 1 serão revisadas de forma mais favorável pelo comitê. 

Observe que, se for selecionado para receber o subsídio, será obrigatório que você forneça o valor estipulado em sua proposta. Assim sendo, o compartilhamento de custos deve ser possível e razoável para sua instituição e para as parceiras.

Os candidatos são encorajados a:

♦ Demonstrar significativa participação nos custos (recomendado: pelo menos 1:1 compatível)
♦ Compartilhamento de custos todos ou a maioria dos custos indiretos
♦ Forneça compartilhamento de custos de sua instituição, instituição(ões) parceira(s) e/ou recursos externos, como governo local, comunidade e/ou setor privado

O compartilhamento de custos, de quaisquer instituições e organizações envolvidas, pode ser demonstrado por meio dos exemplos a seguir.
OBSERVAÇÃO: as despesas cobertas pessoalmente pela equipe acadêmica e pelos estudantes não podem ser incluídas no compartilhamento de custos.

♦ Pessoal/tempo da equipe ou consultores
♦ Honorário
♦ Aluguel/uso de equipamento/laboratório
♦ Materiais/suprimentos do curso
♦ Bolsas/bolsas estudantis fornecidas pela instituição/parceiros/recursos externos
♦ Isenções ou descontos de mensalidades/taxas
♦ Custos indiretos
♦ Despesas de viagem: voos, hospedagem/casa de família, refeições, transporte, etc.


Anexos (não limite de página)

Você pode anexar documentos adicionais, que devem incluir pelo menos:

A proposta deve incluir cartas convincentes de sua instituição, das instituições parceiras e de organizações externas, demonstrando apoio para o programa. Tais cartas são consideradas muito importantes para o sucesso das propostas. Nenhum acordo formal entre as instituições parceiras é exigido, mas a intenção de colaboração mútua deve ser demonstrada na proposta. Também é desejável que as propostas incluam cartas adicionais da sociedade civil, organizações governamentais ou privadas que estão trabalhando em colaboração ou dando apoio ao programa proposto.

Histórico profissional da(s) pessoa(s) de todas as instituições envolvidas que serão responsáveis pela gestão geral e implementação do programa proposto. A(s) pessoa(s) designada(s) para liderar a Atividade A não precisa(m) ser a(s) mesma(s) pessoa(s) designada(s) para liderar a Atividade B.

Documentos que podem ajudar a apresentar mais detalhadamente o programa, tais como uma agenda/itinerário, ferramentas de avaliação, materiais de propaganda etc.


Critérios de avaliação

As propostas enviadas dentro do prazo estabelecido serão revisadas de acordo com as especificações delineadas na solicitação de proposta e com as orientações fornecidas nesta página. As candidaturas serão avaliadas por um painel de revisão independente, selecionado pelo Fundo de Inovação. Todas as informações fornecidas nas propostas são confidenciais e não serão utilizadas para quaisquer propósitos além da realização da avaliação. Os membros do comitê de revisão estarão sujeitos a cláusulas de confidencialidade e não haverá conflitos de interesse.

NARRATIVA TÉCNICA(80%)

1. Resumo executivo e descrição do programa…………………………………………

  • – Resumo executivo conciso
    – Metas e objetivos traçados
    – Descrição detalhada das principais atividades, incluindo viagens e projetos de ação climática
    – Número claro de alunos e direção da mobilidade estudantil
    – Crédito Estudantil
40%

2. Plano de sustentabilidade…………………………………………………………………

  • – Suporte/recursos demonstrados de todos os parceiros
    – Plano concreto para continuar o programa após a concessão
    – Cartas anexas de apoio do candidato e parceiros
15%

3. Capacidade institucional, desafios e oportunidades………………………………

  • – Descrição concisa da capacidade da IES
    – Desafios para intercâmbios internacionais e ação climática delineados
    – Oportunidades e soluções para desafios claramente delineados
    – Currículo/bio da equipe do projeto em anexo
10%

4. Plano de monitoramento e avaliaçãon………………………………………………..

  • – Presented in the form of a table or template provided
    – Linked to program goals & objectives
    – Specific outcomes & outputs outlined
    – Diverse measurement tools presented
    – Quantified baseline and target goals
    – Workplan and timeline attached
15%

ORÇAMENTO (20%)

A proposta de custos será avaliada em relação à quão eficazes e realistas os custos são e como o orçamento está relacionado às atividades, objetivos, sustentabilidade e resultados refletidos na narrativa técnica.

1. Tabela de orçamento clara e detalhada……………………………………………….5%
2. Narrativa com descrições e justificativa do custo dos itens…………………….5%
3. Baixos custos indiretos/administrativos orçados para o subsídio……………5%
4. Contribuição das instituições e de fontes externas………………………………..5%